Queima de gordura não se mede pela balança

Tempo de leitura: 3 minutos

Esse é um tópico importante e fundamental para quem quer acelerar a queima de gordura a mais e descobrir como acabar com a barriga pois você pode se frustrar com um bom resultado da sua dieta e exercícios se não tiver a informação correta a seu favor. Se você tem o hábito de medir seus resultados pela balança prepare-se para descobrir outras maneiras muito mais eficazes,e mais: a balança pode mentir para você.

A FINALIDADE DA BALANÇA

A balança que encontramos em médicos, farmácias, academias e até mesmo em casa serve para medir exclusivamente um único indicador: peso. Mas você quer perder peso, então é o equipamento correto a se utilizar, certo? Errado! Seu objetivo não é perder peso, é perder gordura corporal! Uma pessoa em um processo de reeducação alimentar e com prática de atividade física com foco em queima de gordura pode sim ganhar peso. Isso acontece porque o músculo é mais pesado que a gordura e, naturalmente, é possível (e provável) ganhar massa muscular durante uma dieta. Exemplo: se uma pessoa perde 5kg de gordura e ganha 3kg de massa magra a balança vai mostrar uma variação de 2kg para baixo, contudo seu ganho de qualidade de vida foi maior que isso.

Afinal, como devemos medir se estamos evoluindo no processo de queima de gordura? Existem alguns indicadores que são mais eficazes que a balança: o furo do seu cinto que você está usando, o espelho do seu quarto e o seu bem estar pessoal. Outro indicador mais avançado pode ser até o número da calça que está usando e o comentário de outras pessoas a respeito do seu corpo. Achou graça? Acredite, esses indicadores são bastante precisos e podem ser bem diferentes do que você vai ver na balança. Lembre-se: ganhar massa magra é bom! Massa magra é músculo, é forma, é saúde.

ÍNDICE DE GORDURA CORPORAL

Se quiser um indicador mais preciso para medir a evolução na perda das gordurinhas o ÍNDICE DE GORDURA CORPORAL é o indicador ideal! Recomendo que procure um médico ou nutricionista para medir e acompanhar seu índice de gordura, mas lembre-se, o retorno ao médico é importante para medir a evolução da sua queima de gordura. Caso esteja curioso(a) e queira fazer uma medição caseira, o Programa Bem Estar da Globo disponibilizou uma página para que você coloque algumas informações e descubra o percentual aproximado de gordura corporal, caso queira acessar basta clicar aqui.

IMC – ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

O IMC é um índice internacional referenciado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e serve para dizer se você está:

1- Abaixo do peso

2 – Normal

3 – Excesso de peso

4 – Obesidade leve

5 – Obesidade severa

6 – Obesidade mórbida

Lembrando que o IMC não vale para crianças e a medida acontece através de uma relação entre seu peso e altura. Qualquer indicador fora do índice normal requer acompanhamento médico, caso queira calcular seu IMC basta clicar aqui.

Lembre-se sempre: balança não mede evolução e nem emagrecimento, existem maneiras mais fáceis de medir em casa. Se quer saber como acabar com a barriga continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!