9 chaves para acabar com a barriga inchada

Tempo de leitura: 2 minutos

O exercício regular ajuda a melhorar o trânsito intestinal e remover o excesso de líquido.

É uma sensação desagradável muito bem conhecida por muitos de nós que pode colocar alguns centímetros na circunferência da cintura para ganhar ainda mais quilos. O que é conhecido como inchaço abdominal pode se manifestar caso em que normalmente um sintoma associado com má trânsito intestinal, ou o que é comumente conhecido como síndrome do intestino irritável, uma desordem digestiva que causa dor abdominal, constipação, diarreia ou um quadro clínico em que estes problemas são alternados.

Entre os fatores que podem influenciar este distúrbio digestivo funcional encontra-se o estresse da vida diária, transtornos alimentares, comer rápido demais, falta de exercício ou obesidade. Comer alimentos ricos em fibras, como vegetais, legumes, cereais e frutas, bem como leites fermentados com probióticos podem ser uma ajuda a regular o trânsito intestinal. Para melhorar a saúde digestiva também seria desejável limitar açúcares refinados e gorduras e garantir o consumo adequado de água, limitando bebidas com cafeína e açúcar.

De qualquer forma, temos algumas dicas para ajudá-lo a combater e prevenir este distúrbio digestivo desagradável:

 

  1. Mastigue cada refeição completamente. Assim, a comida atinge o estômago e libera uma enzima que melhora a digestão.
  2. Coma devagar, porque isso evita engolir ar, resultando em inchaço.
  3. Beba, pelo menos, dois litros de água por dia, entre as refeições, o que ajuda a melhorar a função renal e elimina toxinas. Evite todas as bebidas gaseificadas.
  4. Cuidado com certos alimentos ricos em fibras, como cereais, que podem causar flatulência, se isso também se aplica a alface.
  5. Se você tiver problemas com gás, pode tomar cápsulas naturais de erva-doce ou carvão ativado, ou chá de hortelã ou camomila.
  6. Dias antes de ter menstruação a retenção de líquidos aumenta. Para combatê-la, é preciso pelo menos dois litros de água por dia, o que ajudará a eliminar toxinas, e evitar diuréticos, que podem causar a perda de micronutrientes importantes para a saúde.
  7. Evite tomar muito sal e alimentos salgados.
  8. O exercício regular ajuda a melhorar o trânsito intestinal e a remover o excesso de líquido.
  9. O estresse também afeta o processo digestivo e pode influenciar a aparência de barriga inchada.